Desde el 2008, a Fundación Avina conquistou avanços importantes no desenvolvimento de sua estratégia de Relações Globais, expandindo e aprofundando cada vez mais os vínculos de seus parceiros latino-americanos com redes globais.

Nossas parcerias buscam abrir novas oportunidades para fortalecer laços de confiança, convergência de interesses, agendas de ação coletiva e espaços comuns que contribuam para a transformação social da América Latina.

Os parágrafos seguintes resumem alguns vínculos que fazem parte dessa carteira de parcerias.

Ampliação da parceria com The Coca-Cola Company

Com base na parceria que a Avina e a The Coca-Cola Company desenvolveram para fortalecer o trabalho com as cooperativas de recicladores em todo o continente, as duas organizações decidiram expandir sua ação conjunta para apoiar a estratégia de Acesso à Água da Fundación Avina, através da “Iniciativa +ÁGUA”. Com essa nova parceria, firmada em dezembro de 2011, buscamos gerar, em uma primeira fase, impactos concretos nas áreas críticas de acesso a esse recurso em três países da América do Sul: Argentina, Peru e Chile, com a possibilidade de ampliar a ação para a América Central e outros pontos da América do Sul. Essa iniciativa promoverá o desenvolvimento de 16 programas de ação em: 1) acesso à água em áreas urbanas e suburbanas, 2) obtenção de água em áreas rurais, 3) tratamento de água e 4) conservação e sustentabilidade de água em bacias, buscando gerar benefícios não somente de maneira imediata, mas também favorecendo, em médio prazo, a recarga subterrânea de água em áreas de estresse hídrico. Dessa forma, a Coca-Cola também avança em suas metas de reposição de água em comunidades que poderão assim desfrutar de uma melhor qualidade de vida.

 

Parceria pelos migrantes da América Central e do México (CAMMINA)

Em 2011, Ford Foundation, a Fundación Avina e a Open Society Foundations formalizaram a Parceria pelos Migrantes da América Central e México (CAMMINA, pela sigla em inglês), com a missão de promover os direitos dos migrantes e contribuir para a sustentabilidade das comunidades locais através de mudanças duradouras em políticas públicas, para que a migração seja uma opção e não uma necessidade. Os integrantes da CAMMINA estão convencidos de que ao compartilharem conhecimentos, informações e recursos, poderão associar-se a parceiros importantes de maneira mais eficiente e rápida, conseguindo assim um impacto maior do que se gerassem ações separadas. Como parte dessa parceria, foi criado um fundo comum para apoiar ações conjuntas para a implementação de uma estratégia regional focada no México e na América Central. Em seus seis meses de operação, a CAMMINA fez contato com um grande grupo de organizações importantes para realizar sua missão, analisou mais de 30 propostas de investimento e confirmou seu apoio a sete projetos de alto impacto em nível regional.

 

Parceria com o CAF, Banco de Desenvolvimento da América Latina

O CAF e a Fundación Avina firmaram uma parceria por cinco anos que surge da coincidência de prioridades, âmbitos geográficos de atuação e interesses das duas organizações no desenvolvimento sustentável da América Latina. O objetivo dessa parceria é estabelecer um marco de colaboração técnica e financeira que promova novas capacidades de ação dos parceiros e um maior impacto nas agendas de transformação de Mercados Inclusivos, Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis, Acesso à Água, Reciclagem, Meio Ambiente e outras que venham a ser identificadas pelas duas organizações.

 

Avina Américas avança na consolidação de parcerias
para a América Latina

Através de ações coordenadas com a Fundación Avina e outros parceiros na América Latina e nos Estados Unidos, a Avina Américas dá continuidade ao seu processo de crescimento. Em 2011, graças a uma carteira cada vez maior de parcerias com organizações globais, a Avina Américas investiu mais de 3 milhões de dólares em iniciativas promovidas pelas estratégias do Bioma Amazônico, Reciclagem Sustentável e Inclusiva, Migrações e Cidades Sustentáveis. Esses recursos somam-se à contribuição que a Fundación Avina também destina a essas mesmas agendas. Para obter mais informações, visitem a página www.avinaamericas.org